quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Quem foi Ricardo Severo?



Ricardo Severo (1869-1940) ficou conhecido na historiografia da arquitectura do Brasil como percursor do neocolonial e na historiografia da arquitectura de Portugal pelo seu contributo na formulação da resposta construtiva ao tema da Casa Portuguesa.
Envolvido na elite social e cultural da sua época fundou no Porto a revista Portugália e empenhou-se em estudos de arqueologia e cultura portuguesa que culminaram com reinvenção da Lusitânia. Em São Paulo, no planalto do Piratininga, encabeçou um importante escritório de arquitectura e empenhou-se na defesa da origem portuguesa como rota privilegiada para o desenvolvimento da cultura brasileira.
O seu pensamento foi determinante na adopção de critérios formais e de gosto do neocolonial, bem como estruturou o debate (pela defesa ou ataque às teses defendidas) de todos os movimentos progressistas paulistanos.
Espero agora que o Tiago, o nosso arquitecto de serviço, nos presenteie com alguma pesquisa ás suas obras mais importantes e interessantes...

Sem comentários: